quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um Novo Tipo de Jornalismo?


       Com o boom da tecnologia, convivemos hoje com o mais novo tipo de jornalismo, o colaborativo. O jornalista deixa de ser o autor principal da reportagem para dar espaço a pessoas comuns, que estão no lugar certo, na hora certa e divulgam algum acontecimento por escolha própria e sem receber nada em troca. Mas até onde isso pode ir? Receber informação de pessoas desconhecidas deve ser levado a sério? São perguntas que geram muito controvérsia ainda.

       Esse novo tipo de jornalismo é interessante se levarmos em conta o fato do furo da notícia. Pois, em alguns momentos um cidadão comum pode presenciar situações importantes de maneira tão veloz que uma equipe de reportagem não conseguiria chegar a tempo para divulgá-la em tempo real. Como exemplo desse fato, informações e fotos, tiradas no meio das enchentes em várias cidades do Espírito Santo, e enviadas para a equipe de reportagem no A Gazeta, jornal online de Vitória.

Cidadão no lugar certo, na hora certa
         
        Por outro lado será que esses novos divulgadores de notícias não estão tomando o lugar de jornalistas que se preparam durante a vida para fazer uma matéria?

        Segundo o site Observatório da Imprensa, a rede de canais CNN, em novembro do ano passado despediu 50 jornalistas e direcionou os trabalhos deles para o iReport, que nada mais é que a extensão cidadã da emissora, tendo como base uma rede social de notícias, com cidadãos responsáveis pela divulgação de informações, e pelo que se sabe, que são muito bem preparados para realizar serviços como os dos profissionais da imprensa.

     Outro fator que não se pode esquecer é, até quando esses ‘’jornalistas cidadãos’’ aceitarão participar do processo de divulgação de notícias sem receber qualquer benefício ou dinheiro em troca? Além da gratificação ao ego, que por assim dizer, os tornaria mais confiantes para pensarem que são realmente jornalistas de verdade.

Post: Suelyn Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário